Loading...
Prosas

Cansaço

Tem dias que bate um cansaço que não tem limites. Não é só cansaço físico, é cansaço mental. Um cansaço materno, um cansaço profissional, um cansaço matrimonial, um cansaço doméstico. Quem trabalha em home office, sabe que além de cuidar da casa, do marido e dos filhos ainda se tem que cumprir as funções profissionais e cuidar de si mesma. E normalmente o cuidar da gente é que fica de lado.

Sabe aquele sonho de ver aquele filminho?! Ou então ter tempo para arrumar as unhas, para dar um trato no cabelo ou até mesmo ir naquele médico que tem que olhar os exames que tu fez no ano passado?! Fica sempre em segundo plano. A primeira atenção sempre é dos filhos, atender as necessidades dele. a segunda prioridade sempre é o marido (porque mulher é um bicho burro) e obviamente a terceira prioridade é a sua vida profissional (afinal alguém tem que pagar as contas). Mas a gente também te que dar conta da casa, da louça, da vassoura, da roupa, do banheiro. de arrumar tudo (que os outros tiraram) no lugar.

E a gente?! A gente é quando der tempo. Dormir?! Só o mínimo necessário. Comer, quando da tempo e de preferência algo rápido que não suje a louça (se não você tem trabalho dobrado). E parece, que a vida vai passando, todo se dando bem e você ali, acabada, esgotada e sem ninguém te dar o valor devido.

E a coisa pode agravar se: você tem mania de limpeza e organização, se você já cansou de pedir ajuda e nem fala mais porque até isso cansa, se você está tão cansada que nem sabe se quer continuar no mesmo caminho.

Não são os filhos, não é o marido, não é a casa ou seu trabalho. A questão é você! Você saber lidar com as frustrações do dia. Saber que nem tudo que vou planejado da certo ou da tempo de fazer naquele dia. Saber que nem todo mundo valoriza acordos e combinações (principalmente o marido e os filhos) como você. Saber que você precisa sim de um tempo para fazer o que quer ou simplesmente não fazer nada. E saber se organizar para isso! 

A gente precisa sim de um tempo só nosso! Para fazer o que quiser e principalmente se cuidar. Cuidar do corpo, da alma e da saúde! Esquecer de todas as obrigações e relaxar. Ninguém aguenta o tranco 24 horas por dia e esse cansaço todo só se acumula e uma hora se volta contra a gente.

E eu vejo por ai mães toda hora reclamando desse cansaço. Vejo também que não tem jeito, ninguém tem uma fórmula mágica e cada uma tem que lidar com seus cansaços da forma como pode e da. E o que me consola é que não sou eu. Não estou sozinha. Estou no mesmo barco de milhares de mães, esposas, profissionais e donas de casa. Então se você também está nesse barco, saiba você não está sozinha.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *