Loading...
Últimos Posts
Prosas

Não abandone seus sonhos – Carta para mim

A carta que eu queria enviar para mim mesma quando eu fiz 15 anos

Hey novinha,

Não se afobe. Você tem a vida toda pela frente. Sabe esse seu namorado atual? Você irá terminar com ele. Seu mundo vai desabar e você achará que irá morrer de tanta dor e de tanto chorar. Você vai passar algum tempo remoendo todas as cenas de amor e as brigas e se perguntando porque sua vida é tão horrível, porque você é tão infeliz e o que você fez para merecer viver sem ele. Então um dia, isso passará. E uns dez anos depois você ainda irá lembrar dele. E não vai mais doer. Não vai mais pensar nas coisas ruins,  as lembranças serão divertidas e dos momentos bons. E só.
Então você terá outro namorado. E outro. E mais outro. E mais várias paixonites. Vários amores platônicos. Vários amores não correspondidos e alguns casos de uma noite (ou um dia) que serão os melhores da sua vida. Até que você vai conhecer ele. E não vai ser assim, aquelas coisas de filme. Vai ser normal. Vai ser tranquilo. Vocês vão brigar, se acertar e brigar de novo. Você vai chorar algumas vezes de raiva, outras de tristeza e mais algumas vezes por achar que ele não te entende. Você vai pensar em terminar.
Mas um dia simplesmente você vai descobrir que a única coisa que lhe acalma é deitar no peito dele. O único lugar seguro é entre os braços dele e tudo aquilo que um dia lhe falaram sobre amor não fará o menor sentido e ao mesmo tempo terá todo nexo. Um dia vocês vão casar, ou morar junto, ou simplesmente seguir namorando pelo resto da vida. Não importa a forma que vocês escolham. Mas será você e ele para sempre. E um dia o para sempre pode acabar, ou não. Tanto faz, porque você já aprendeu que a vida é assim e que sempre existe a possibilidade de novos amores.
Enquanto isso ocorre na sua vida amorosa, muitas outras coisas acontecem no seu mundo. Que podem não parecer importantes agora, mas que daqui há 20 anos você pensará e se arrependerá de não ter dado prioridade. Por que? Porque a vida de gente grande não é conto de fadas, não se vive só de amor e todo mês a gente tem que ralar pra pagar as contas. Porque depois que você encontrou ele, você teve filhos. E filho da gasto. Da alegria e muitas. Mas da gasto também.
O seu cabelo que está comprido, liso e virgem hoje? Você surtará algumas vezes na vida e vai pegar uma tesoura sozinha e corta-lo. Bem curto. Igual de joãozinho.  Eles vão crescer novamente. Você irá pintar de tantas cores diferentes, que talvez nem se lembre a cor dele de verdade. E não tem problema, é só cabelo. E não é só o cabelo. É o corpo, o tipo de roupa que você usa, as manias que tem. A gente só vai aprender a se maquiar depois dos 35 e nunca, mas nunca, vai aprender a andar de salto. Mas não te preocupa. Isso não fará diferença. Não pra gente hoje. Concentra no que importa.
Então lembra daquele sonho? Lembra aquilo que você queria muito ser, fazer? Não desista dele. Mesmo que todas as pessoas te digam ao contrário, corre atrás dele. Vai viver, vai descobrir como conquistar. Porque pode certeza, que se você fizer isso ai no passado, quando você chegar aqui no presente, você estará realizada e sua vida terá tomado outros rumos. Não vai ser fácil, eu sei. Com todo mundo te dizendo o contrário. As pessoas dizendo que isso não da dinheiro, que você precisa ser médica ou advogada, que isso sim que da grana. Mas o seu sonho é mais importante. O seu sonho vai te dar grana e vai te dar prazer, tesão em fazer algo que realmente te faz bem.
Sabe o que é mais engraçado? Depois de deixar seu sonho de lado e correr atrás de ter carro, casa e coisas, com os empregos que dão grana, você vai descobrir que nada disso te fez feliz e que a maior riqueza que a gente pode ter é ter paz de espírito. É viver do nosso jeito, fazendo o que a gente realmente quer fazer.  Mas aí… Aí já se passaram 20 anos e tantas oportunidades foram deixadas pra trás. Ainda da tempo, eu sei. Mas o tempo já não é mais o mesmo. O seu pique é diferente e ralar agora da muito mais trabalho do que dava quando você deveria ter escutado só o seu coração.
A gente leva tanto tempo para amadurecer e descobrir que no final das contas ser gente grande é só ser gente grande. Que ser adulta não tem graça e nem é de graça. Que a vida não passa de uma mesma rotina que todos os dias se repete e que se a gente não fizer algo por nós mesmos ninguém vai fazer. Então vai menina! Aproveita que você é novinha e vive tudo intensamente e comece agora. Aproveita que estou te mandando esse recado e absorve ele com sabedoria. Porque quando se passarem esses 20 anos que nos separam eu quero estar vivendo essa vida que você sonha ai no passado e quero ser essa pessoa que você queria ser.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *