Loading...
Prosas

Nasci mulher

Talvez a gente se questione e escute algumas piadinhas no dia de hoje perguntando porque as mulheres tem um dia internacional da mulher. Quem sabe daqui mais uns anos, com a deturpação total dos fatos, digam que isso foi inventado pelas feminazis. Ou talvez a gente nem tenha mais um dia da mulher ou quem sabe mulheres na sociedade. Afinal enquanto você lê apenas uma linha desse texto uma mulher foi agredida em algum lugar do mundo. Opa! Agora já foram duas…

Eu sempre ouvi que a mulher era o sexo frágil. Que mulher deveria ser meiga, doce e delicada. Que devia casar e ter filhos. Não devia namorar muito, nem usar roupas provocantes e muito menos falar palavrão. “Que feio! Você é uma mocinha!”, que atire a primeira pedra quem nunca ouviu isso ao falar um palavrão.

O fato é que ninguém diz que mulher tem escolhas, que a mulher poder ser e fazer o que ela quiser. E aí quando a gente levanta a voz dizendo que não quer ter filhos, não quer casar e quer ser astronauta todo mundo cai de pau. Se quiser fazer aborto então?! É pecado, é crime, é coisa de puta que não soube ficar de pernas fechadas.

Se eu digo que cantada é assedio vem dez com pau e pedra na mão dizendo que agora não podem mais flertar! Hey! Flertar pode, não pode é dar soco no olho porque a mulher disse não. Não pode é ouvir não e dizer “sei que ta fazendo cu doce”, não pode é gritar e chamar de gostosa a mulher que passa na rua…

Mulher sangra todo mês. Não só o útero que descama porque não houve concepção. Ela sangra na pele quando é agredida, sangra na alma quando é julgada. Sangra pra colocar o feijão em casa. Sangra pra estudar e ter um emprego que pague igual se ela tivesse um pau no meio das pernas. Mulher sangra porque nasceu mulher. Veio de fábrica, não teve escolha. Mulher sangra porque quer escolher, quer ser alguém, quer ter o direito de ser ou fazer o que quiser.

Então, se hoje, amanhã ou depois, perguntarem porque nós mulheres precisamos de um dia internacional, lembre-se que não haveria a necessidade se enquanto você leu esse texto 24 mulheres foram agredidas no mundo simplesmente pelo fato de serem mulheres e terem dito algum não ou feito uma escolha que contraria o que a sociedade machista diz. Opa agora já foram 26…

————-

Gostou? Então confere meu último lançamento “Sexo Virtual, Amor Real” na nossa livraria.

Você também pode gostar...

36 comments
  1. Lucimar da Silva Moreira

    É um texto muito bonito sobre a mulher, muitas vezes a sociedade que fazer da um robô, não pode aquilo, não pode ser assim, pode apanhar, alguns homens não respeita as mulheres a agressão contra a mulher está aí, as estatísticas aumenta a cada dia,. Mesmo as estatísticas sendo contra a mulher sou feliz porque Deus me fez mulher, feliz dia da mulher bjs.

  2. Thamires

    É triste e desprezível certos comentário que fazem com a intenção de diminuir a mulher. Não apenas as mulheres, mas qualquer comentário que tenha o intuito de diminuir uma pessoa é desprezível. No mundo em que tudo parece perfeito as pessoas se dizem modernas e respeitadoras, mas no mundo paralelo a esse há comentários infelizes que falam que a mulher grávida não deveria ter preferência nos locais por que afinal teve vários mulher grávidas que estavam sabando no carnaval. Comparações ridículas como essa ainda tem lugar, infelizmente.

    Memórias de uma Leitora

  3. Claudia Barbosa

    Adorei o post e concordo com você,as mulheres estão todos os dias indo em busca de seus direitos,mas não para serem melhores que os homens e sim serem reconhecidas como o pilar da sociedade e como a peça mais importante dela.Um lar sem uma mulher é só uma casa vazia,sem sentimento e sem coração.Parabéns pelo post. Beijos =)

  4. Daniele Vieira

    Olá
    Ótima reflexão para esse dia, acho que o mais correto, no lugar de receber congratulação e mimos do outros, é lembra que esse dia é um dia de luta, porque a luta ainda não acabou, você acabou não falando aqui, mas para mim uma das lutas principais é acabar com a dupla jornada, a final quando ganhamos o direito de trabalhar fora, também deveríamos ter a ajuda nos trabalhos domésticos, acho que ajudaria muito que as Mamães botasse os MeninOs para lavar a louça para aprende desde pequenos que para ter uma casa limpinha tem que limpar.

    1. Luísa Aranha

      Oi Dani,

      Por isso achei importante refletir… Cada um usa as armas que tem pra combater o machismo intrínseco da nossa sociedade… Eu uso as palavras!

      Bjos

  5. Carla

    Oie!
    Hoje em dia, as pessoas esqueceram o porque de um dia das mulheres. Acabou virando motivo de piada para alguns, e comércio para outros.
    Ser mulher não é fácil, passamos por muitas provações todos os dias.
    Um ótimo texto!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  6. Erika Monteiro

    Oie, tudo bem? Que texto mais interessante. Mesmo reservando um dia para lembrar das mulheres é preciso ter em mente que a luta pelos direitos, pela igualdade, e pela diminuição da violência são coisas que devem ser feitas todos os dias. Lutar por uma sociedade mais justa, por menos preconceito e violência com o “sexo frágil”. Esse é o pensamento que deveriam ter todas as mulheres. Ótima reflexão! Beijos, Érika ^^

  7. Kamila Villarreal

    Olá!

    Parabéns pelo seu texto! Aliás, enquanto eu escrevo esse comentário, provavelmente mais duas ou três mulheres foram agredidas. Quero respeito todo dia, o dia 8 é só uma data para refletir. Presente? Deixa pra dar no meu aniversário!

  8. Ana Paula Lima

    Oii!

    Nossa, que texto! É incrivel como vamos levando o dia a dia e por muitas vezes esquecemos de diversas coisas que acontecem no nosso mundo.
    O dia das mulheres é só mais para nos fazer refletir e querer sempre mais.
    Ótimo texto

    Beijos

  9. Ana Caroline Cruz dos Santos

    Que texto amiga, que texto. Isso sempre serve para nos lembrar que nossa luta é diária, é a toda hora, é a qualquer minutor. Nascer e ser mulher nunca foi fácil e nunca será, mas a gente vive esperando o dia da igualdade chegar. Dia da mulher não é um dia, é todo o dia.
    Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  10. Anastacia

    Oie, adorei o texto, para variar né??! rsrsrsrs
    Mas luisa uma reflexão danada mesmo né?!?! Ser mulher implica em muita coisa, nosas escolhas são sempre acompanhadas de algum julgamento que não pertence a ninguém se não a nós mesmas.
    Estamos aqui fazendo a nossa parte e aguardando pelo reconhecimento de nossos feitos e de nossa bravura!!
    Bjs

    1. Luísa Aranha

      Anastacia,

      Precisamos refletir sempre… não da para ser mulher e livre no mundo de hoje. Nem espero o reconhecimento das mulheres e sim o respeito por elas!

      Bjos

  11. Joyce

    Ola lindona ótimo texto, a mulher hoje em dia ainda sobre abusos, desrespeito, o que nos entristece. Mas continua sempre uma guerreira em qualquer situação, nós sangramos, mas levantamos pronta para mais uma batalha. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

  12. Brenda

    Oi! É sempre bom ver uma homenagem que valoriza a mulher, e, apesar de discordar de você em alguns pontos do texto, as pessoas realmente precisam lembrar que somos especiais, importantes, incríveis, inclusive muitas mulheres que se deixaram esquecer.

    Espero que março tenha sido um ótimo mês pra ti e que, cada vez mais, as mulheres sejam honradas.

    Abraço! Papierllon

    1. Luísa Aranha

      Discordar faz parte da vida, né?!

      Ninguém precisa concordar 100% com outra pessoa desde que se mantenha o respeito… Acho que essa é a principal questão do texto!

      Bjos

  13. Mariana Ramos

    Acho que com o passar dos anos a reflexão sobre o tema mulher tem entrado em voga a cada dia mais. Isso é bom por um lado, não tanto por outro. É bom porque as pessoas evoluem e aprendem mais sobre a importância do respeito e da igualdade entre os sexos; é ruim porque existe muito exagero de ambos os lados sobre basicamente tudo. Ainda assim, acho que vale sempre a pena as pessoas refletirem e montarem textos a respeito desses pensamentos, dividindo-os com as pessoas, como você fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *